As dietas nada mais são do que uma mudança nos hábitos alimentares de um indivíduo. Elas regulam e ensinam um modo de se alimentar corretamente, de acordo com as necessidades nutricionais e fisiológicas do corpo.
Elas levam em conta múltiplos fatores, geralmente identificados e quantificados através de avaliação nutricional.
Os resultados obtidos vão desde uma perda de peso, ganho de peso e até o controle de doenças, como diabetes e pressão alta.
Elas são elaboradas pelos mais diferentes motivos. Podem ser, por exemplo, por questões de ordem estética ou mesmo ideológicas, como os adeptos do veganismo.
Fazer uma dieta não significa necessariamente restringir alimentos. Seu conceito está ligado a organizar a ingestão de forma mais equilibrada e saudável. Geralmente, são necessárias algumas mudanças no início. O indivíduo tem certas dificuldades no começo, contudo, quando elas se tornam hábitos, a coisa muda de figura.
>Estudos na área de nutrição e psicologia mostram que, quando o indivíduo está equilibrado nutricionalmente, ele tem menos chances de desenvolver doenças mentais e físicas.
Existem, atualmente, inúmeras formas de dieta. Todas são adaptadas para cada paciente e sua condição, orientadas por um nutrólogo e prescritas por um nutricionista. Assim, dependendo do indivíduo, ela pode servir para reduzir o apetite, eliminar alimentos danosos à saúde, reduzir a ingestão calórica e acelerar o metabolismo, entre outros.
Sabemos que grande parte das doenças possui uma relação íntima com o estado nutricional, independentemente do peso corporal. Dessa forma, para um funcionamento saudável e equilibrado, é preciso que ela garanta disposição, vitalidade e resposta positiva do corpo às atividades cotidianas.
Uma dieta completa e saudável deve ser elaborada levando em conta todos os grupos alimentares: proteínas, carboidratos e vegetais. Quanto mais variada e balanceada, melhor para a adequação do paciente.
Ao longo do tempo, ela pode sofrer ajustes, conforme o paciente melhora suas condições nutricionais. Os cardápios semanais podem sofrer alterações na quantidade, por exemplo.
O Dr. Francisco Salvia realiza ajustes também de dietas vindas de outros profissionais da área!
Qualquer dúvida, entre em contato conosco!