A obesidade é uma doença que se caracteriza pelo excesso de gordura corporal. Atualmente, ela já se tornou um problema de saúde pública. Estima-se, que no Brasil, existam mais de 20 milhões de indivíduos obesos.
Deste total, considerando apenas a população adulta, 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres apresentam quadros de obesidade. Cerca de 50% têm excesso de peso (sobrepeso).
Em locais como os Estados Unidos, a situação é ainda mais grave: 65,4% da população adulta está acima do peso.
Existem diferentes causas para este problema. A principal delas é o consumo exagerado de calorias, provenientes de alimentos industrializados e enlatados. Além disso, há também o sedentarismo, que contribui ainda mais para o problema.
Quando ocorre um desequilíbrio entre a energia gasta no dia a dia e o consumo de calorias, o corpo acaba acumulando gordura corporal. Se o indivíduo não faz nada para mudar este quadro, como a prática de exercícios e reeducação alimentar, ele se torna obeso.
O diagnóstico da obesidade é realizado por meio do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). Ele avalia a relação entre o peso e a altura. Assim, quando a pessoa apresenta um IMC maior que 30, ela é considerada obesa. Quanto maior este índice, mais chances de desenvolver outros problemas, como diabetes e problemas cardiovasculares.
Existem ainda outros métodos de constatar o excesso de peso. Eles agem em conjunto com o cálculo do IMC. São eles: a circunferência abdominal e o cálculo da porcentagem de gordura.
Atualmente, a melhor forma de combater e tratar a obesidade é a adoção de mudanças no estilo de vida. Isso inclui dietas menos calóricas, aliadas a um programa de exercícios físicos, sempre sob a supervisão de um profissional na área.
Ele pode ser feito também através de medicamentos, que controlam o apetite e reduzem a absorção de gordura pelo organismo.
Precisa de reeducação alimentar ou combater a obesidade? Entre em contato conosco!